top of page
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Facebook Preto
  • Youtube
  • LinkedIn
Fazer coaching oncológico vai te auxiliar

COACHING ONCOLÓGICO

O que é
Coaching Oncológico? 

Você vai encontrar muitas definições de coaching por aí, mas a que eu gosto de usar é do pesquisador e professor da Universidade de Sidney, Anthony Grant. Segundo ele, coaching é um processo colaborativo focado na resolução de problemas e no atingimento de metas, no qual o coach facilita a experiência do cliente na busca de seus próprios recursos.

O coaching oncológico é uma metodologia comprovada pela ciência, centrada no paciente, que o auxilia a lidar melhor com as muitas mudanças que acontecem na vida após um diagnóstico de câncer.

Onde começou o Coaching Oncológico?

O Coaching Oncológico começou na Fundação do Câncer, em Ottawa, Canadá, há mais de 10 anos. Um diagnóstico de câncer não impacta somente a saúde de quem o recebe, mas muitas outras áreas da vida são impactadas pelo diagnóstico, tais como: tempo, aparência, relacionamentos, trabalho, finanças, etc. 

Com o diagnóstico, surge a necessidade de gerenciar a vida de forma nova, aproveitando todo o crescimento positivo que a experiência com a oncologia constrói na vida de quem passa por isso e também na vida dos familiares. 

O Coaching Oncológico surgiu para auxiliar o paciente no melhor autogerenciamento de tantas áreas da vida afetadas pelo diagnóstico, dando a oportunidade de lidar com o tratamento com menos estresse e mais qualidade de vida.

Qual é o tempo ideal para começar o Coaching Oncológico?

O Coaching Oncológico é indicado do pós-diagnóstico até o pós-tratamento, pois cada fase do tratamento tem seus desafios próprios. Fazer o processo de coaching, em qualquer fase do tratamento, é uma oportunidade que o paciente tem de aprender a criar suas próprias estratégias para lidar com as muitas mudanças causadas pelo tratamento, com mais assertividade, menos estresse e mais qualidade de vida. 

No período do pós-tratamento, o coaching também é indicado pois é necessário adaptar-se à  nova rotina, ao trabalho, às atividades do dia a dia, muitas vezes, lidar com o medo do câncer voltar, etc. Construir um estilo de vida saudável e equilibrado é o primeiro passo para prevenir doenças. 

O Coaching oncológico é confiável ?

Grandes hospitais de São Paulo, como o Hospital Albert Einstein e o Hospital Samaritano Higienópolis, já disponibilizam o serviço de coaching oncológico a seus pacientes. Importantes e renomadas instituições mundiais já utilizam a metodologia do coaching, tais como: Mayo Clinic e Harvard University. 

Enquanto você lê este texto, saiba na plataforma PubMed, que é como “o google da saúde”, ou seja, é uma importante plataforma onde pesquisadores do mundo inteiro postam suas descobertas científicas, já constam mais de 1500 artigos científicos comprovando os resultados do coaching oncológico.

Diante da quantidade crescente de pesquisas mostrando os benefícios na vida dos pacientes oncológicos, o fato é que o coaching oncológico já foi comprovado pela ciência. Sim! Coaching oncológico é confiável.

O que faz um
Coach Oncológico ?

Coach trabalha com atingimento de meta. A meta pode ser estabelecida pelo paciente ou pelo profissional de saúde que o acompanha. O coach vai auxiliar o paciente a construir um plano de ação e acompanhá-lo nessa jornada, para colocar à orientação do especialista em sua rotina, e assim chegar ao resultado esperado por ele.

Por exemplo, o médico fala que o paciente precisa perder peso e o encaminha para o nutricionista. O nutricionista avalia o paciente e orienta a dieta adequada para a perda de peso. Depois disso, o paciente passa com coach para construir o plano de ação para chegar no resultado esperado pelo médico.

Saiba mais sobre o Coaching Oncológico​

Entre em contato e fale direto comigo.

Obrigada pelo envio!
whatsapp-logo-icone-2-768x786.png

© 2023 by murielle brito coaching & trainer

bottom of page